quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Outro caso de autoria mal atribuída


Ontem recebi o texto chamado Torcida (ou Torcida da sua vida), falsamente atribuído a Carlos Drummond de Andrade. Esse texto é originalmente de Liliana Barabino. Confiram minha informação neste link. Continuo minha luta para que sejamos mais criteriosos ao repassar e-mails, pelo bem da literatura, da cultura e da verdade.

Se você conhece ou recebeu outros textos de autoria mal atribuída, deixe um comentário.

Um comentário:

  1. Autoria mal atribuida pode ser criada ou sugerida por ignorância alargada ou restrita. Na verdade, português fluente, amor a Pixinguinha ou a música e balanço brasileiros, vontade e saudade de calor, ou mesmo, estranha e até utopicamente, do brasil, pode não corresponder a sentimentos de alma oriundos do hemisfério sul, mas a um outro que se associa a outras, muito diversas ideias, factos, mesmo sentimentos ou intenções, histórias, com certeza, etc, etc. Se aprendi a falar nossa lingua do lado de cima do equador, a elaboração da minha linguagem afectiva atribua-a, pelos menos, em parte - uma parte muito amorosa e querida - ao que alguns poetas e musicos do seu país produziram. Ou libertaram.
    Minha identidade ficou mais esclarecida também, quando noutras viagens em que o espírito se acompanhou com o corpo, porque não foram só de musica, ou poesia, mas de terra, barco, pessoas, conversas, cidades, cheiros e comidas, me alonguei além do mediterraneo, para entender, tão concreta e claramente, que esse mar que aparentemente separa liga duas margens de uma mesma cultura ou uma mesma casa. Mesmo que essa casa seja grande, tão grande que nos sintamos perdidos por vezes nela, e às escuras em divisões que nós proprios criámos. Naturalmente.
    Viajo agora na possibilidade de atravessar mar maior, muito maior, para me acercar de lugares onde amigos, com quem partilho e construo a Minha Casa, nasceram e de onde saíram para chegar aqui onde o rio e o mar se confundem ou nos confundem, as vezes. Essa viagem é um pouco também da sua autoria...mas só se aceitarmos o abuso do uso da ideia mote da conversa.
    E este comentário, poderia ter origem em Barcelona, também.
    Por onde até W Allen passou e tu, na passagem dele. E na tua própria.
    Um beijo e um abraço.

    ResponderExcluir