quarta-feira, 8 de julho de 2009

Saramago e Meirelles


O filme é ótimo, o livro é ainda melhor. Se pegarem Ensaio sobre a Cegueira em DVD, não deixem de assistir ao making of, é muito bom. Mas assistam até o fim: a última cena me surpreendeu e me emocionou, mais que o próprio filme.

Se você assistiu a este making of e quer deixar sua impressão aqui, ela será muito bem-vinda.

Em tempo: achei a cena final no YouTube. Clique aqui para vê-la.

Um comentário:

  1. Já agora, Leite Derramado foi dos ultimos livros que li, Belissimo, para mim. Mesmo que, por vezes, possivelmente pela acuidade da descrição ou da sugestão do universo interno (e já agora externo...)do narrador, um pouco angustiante.
    O que recomendo, é um outro, de Pepetela. Um escritor africano, angolano, que imagino tenha alguns dos seus livros editados por aí. O ultimo que saiu aqui foi a Planicie e a Estepe, uma historia que, além do amor que tem nela, é uma via para entender algumas coisas que se passavam e passam em angola e com alguns angolanos e seus amigos. Para além do mais, sendo eu mulher, foi interessante ler um homem falando da sua vida, da sua infancia, juventude, suas viagens, seu grande amor. Sua maneira de contar é simples e directa, mas principalmente sua vida e seu olhar são muito interessantes.
    Aliás, ele mais pensa que fala...ou, nem sei bem.
    Agora me apercebo que na realidade, estes dois livros de que falo e li durante uma viagem este verão são dois discursos masculinos sobre suas própias vidas e amores-maiores. Curioso. Seria uma outra viagem dar rédea-solta as coincidenciads desta coincidencia, principalmente porque esses dois sujeitos parecem não ter nada em comum na maneira como viram o mundo, viveram e se entregaram. Em comum existe o facto de não dar para perceber muito bem (pelo menos comigo levantaram-se muitas duvidas) em que estado de consciencia estão os dois.
    Já agora, ainda do Pepetela: O Cão e os Caluandas. Já nem sei de que trata o livro (a minha leitura é muito antiga), mas esse cão e uma buganvilia gigante fazem parte de meu imaginário mais querido.
    Bom, o comentário vinha a proposito de literatura e escritores, mas agora também me dou conta que Saramago, o autor do livro que referes, pela idade também pode ter algo em comum com os dois senhores de que falei... Por aqui vai uma bronca do caraças porque a proposito do seu ultimo livro, o nobel tem feitos declarações provocadoras sobre a Bilia, etc e tal... Espero que o livro valha a pena.
    beijinhos!
    (comentário, longo, hem?!... :)
    A.

    ResponderExcluir